Projeto
Pedagógico:
Projeto de Intervenção: indisciplina falta de limites e carência de
valores
Projeto de Intervenção: indisciplina falta de limites e carência de
valores
Justificativa:
Atualmente, um dos
grandes desafios para nós educadores é sabermos lidar com a indisciplina dos
alunos em sala de aula. O objetivo deste trabalho é identificar os fatores que
têm causado a carência de limites e valores morais por parte dos alunos,
resultando na indisciplina em sala de aula. Para tanto, elaboramos esse projeto
de intervenção pedagógica junto aos professores das turmas do 3º ano A matutino
e 3º ano D vespertino do Centro Educacional Vanda Lacerda de Matos. O grupo de
estudo desenvolvido com os educadores permite que todos nós compreendêssemos que o fenômeno da
indisciplina ocorre com todos,porem em algumas salas de forma mais acentuada.
Ao tomarmos consciência disso, percebemos que essa análise foi fundamental para
sabermos o que vem a ser indisciplina e
suas causas. Através das análises dos textos e das técnicas de grupo
explicadas, os professores tiveram a oportunidade de repensar sua pratica
pedagógica e seu papel na produção do conhecimento e resgate de valores. Concluímos
que além do domínio de conteúdo, precisamos ser firmes em nossas atitudes mas necessitamos, ao mesmo tempo, de
termos a preocupação com a construção diária de relacionamento positivo entre professor
– aluno , contribuindo então, para a formação dos alunos que são os responsáveis
ela a transformação da nossa sociedade onde todos tenham mais sensibilidade,
dignidade, limites, e moralidade.
Objetivo geral
Conhecer como o ser humano se desenvolver moralmente
buscando encontrar as raízes da indisciplina em sala de aula.
Objetivo específicos:
·
Estabelecer um dialogo diariamente entre
professor e aluno:
·
Construir coletivamente as regras de convivência em sala de aula.
·
Incentivar os educandos a usarem as palavras mágicas.
·
Incentivar e respeitar a autonomia do aluno:
·
Refletir sobre os valores morais:
·
Valorizar a importância dos combinados
desenvolvidos em sala de aula
·
Refletir sobre a própria conduta em sala de
aula;
·
Desenvolver atividades relacionadas com o
convívio das diferenças no dia a dia.
·
Sensibilizar o aluno a perceber que as conversas
em sala de aula atrapalham o grupo.
·
Analisar o regimento da escola.
·
Estimular a turma a refletir sobre a própria
postura.
·
Promover uma mudança de olhar em relação a
indisciplina, estudando conceitos de desenvolvimento moral e ético e adotando –os como
conhecimento
·
Conhecer os princípios de um ambiente de
cooperação.
Ações
·
Reunião
com os pais e alunos da turma, para apresentar o projeto
·
Apreciação de vídeos que ressaltem os valores
morais
·
Construção coletiva das regras de convivência em
sala de aula;
·
Exploração de musicas que abordem a questão do
respeito ao próximo
·
Aplicação de questionários com os alunos das
turmas com elevados índices de indisciplinas
·
Dinâmicas de grupo
·
Intervenção pedagógica nas turmas com
indisciplina feitas pela coordenação e Direção da escola.
·
Palestra sobre valores
·
Confecção de cartazes
·
Desenvolver momentos prazerosos de leitura
·
Recreação dirigida
·
Atividades que estimule o raciocínio (
cruzadinha, caça – palavras, bingos)
·
Ofícina de artes realizadas com a mãe de alunos
·
Realização de dinâmicas de grupo
·
Confecção de cartaz de incentivo ao bom
comportamento.
RECURSOS
Pretende-se usar
diversos tipos de recursos para auxiliar o desenvolvimento da aprendizagem, e
contribuir para mudança de valores, tais como:
Recursos Humanos:
ü Direção;
ü Vice – Direção
ü Coordenação
ü Alunos
ü Professores
ü Agentes de portaria
ü Porteiros
ü Secretaria escolar
ü Auxiliares de secretaria
ü Pais
Recursos didáticos:
ü Lápis
ü Borracha
ü Caneta
ü Lápis de cor
ü Hidrocor
ü Cola
ü Tesoura
ü Esponja de aço
ü Vela
ü Tinta acrilex
ü Tinta guache
ü Tinta nanquim
ü Fantoches
ü Papel oficio
ü TV,
ü Aparelho de DVD
ü Aparelho de data show
ü Aparelhos de Sons
ü Giz colorido
ü Pincel
ü Cartolina
ü EVA
ü Cola colorida
ü Régua
ü Gravuras
ü Sucata
ü Revistas
ü Livros
ü CDs
Avaliação
O processo de avaliação deve ter como referência a concepção
de ensino que norteia a pratica
pedagógica, pais é importante ter clareza sobre o que é ensinado para definir
depois o que avaliar. No desenvolvimento deste projeto a mudança de valores, a
aceitação dos limites, a sensibilização dos alunos em relação a sua atitude,
deles em sala de aula é o ponto fundamental dentro da avaliação deste projeto.
Referências
ANTUNES. C. Certos passos que são passos certos.In:
professor bonzinho = aluno difícil: a questão da indisciplina em sala de aula
6ª Ed. Petrópolis, RJ.: Vozes, 2007, fasc. 10.p.54et seq.
BOYNTON,M; BOYNTON. C. Prevenção e resolução de problemas disciplinares: guia para educadores . trad.
Ana Paula pereira breda. Porto alegre: Artmed, 2008, p. 163.
CAMARGO,JS.pais e professores à beira de um ataque de nervos
entre o limite e o poder. Arquivos de Apadec, 4, n 2, p, 61, jul/dez..2000.
PARRAT,D.S. indisciplina na escola. In. Como enfrentar a
indisciplina na escola. São Paulo: contexto, 2008, p. 07 et.seq.
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