Projeto de Intervenção.



Projeto Pedagógico:
Projeto de Intervenção: indisciplina falta de limites e carência de valores

   



Projeto de Intervenção: indisciplina falta de limites e carência de valores
Justificativa:
 Atualmente, um dos grandes desafios para nós educadores é sabermos lidar com a indisciplina dos alunos em sala de aula. O objetivo deste trabalho é identificar os fatores que têm causado a carência de limites e valores morais por parte dos alunos, resultando na indisciplina em sala de aula. Para tanto, elaboramos esse projeto de intervenção pedagógica junto aos professores das turmas do 3º ano A matutino e 3º ano D vespertino do Centro Educacional Vanda Lacerda de Matos. O grupo de estudo desenvolvido com os educadores  permite que todos  nós compreendêssemos que o fenômeno da indisciplina ocorre com todos,porem em algumas salas de forma mais acentuada. Ao tomarmos consciência disso, percebemos que essa análise foi fundamental para sabermos o que vem a ser indisciplina  e suas causas. Através das análises dos textos e das técnicas de grupo explicadas, os professores tiveram a oportunidade de repensar sua pratica pedagógica e seu papel na produção do conhecimento e resgate de valores. Concluímos que além do domínio de conteúdo, precisamos ser firmes em nossas  atitudes mas necessitamos, ao mesmo tempo, de termos a preocupação com a construção diária de relacionamento positivo entre professor – aluno , contribuindo então, para a formação dos alunos que são os responsáveis ela a transformação da nossa sociedade onde todos tenham mais sensibilidade, dignidade, limites, e moralidade.


Objetivo geral
Conhecer como o ser humano se desenvolver moralmente buscando encontrar as raízes da indisciplina em sala de aula.

Objetivo específicos:
·         Estabelecer um dialogo diariamente entre professor e aluno:
·         Construir coletivamente as  regras de convivência em sala de aula.
·         Incentivar os educandos  a usarem as palavras mágicas.
·         Incentivar e respeitar a autonomia do aluno:
·         Refletir sobre os valores morais:
·         Valorizar a importância dos combinados desenvolvidos em sala de aula
·         Refletir sobre a própria conduta em sala de aula;
·         Desenvolver atividades relacionadas com o convívio das diferenças no dia a dia.
·         Sensibilizar o aluno a perceber que as conversas em sala de aula atrapalham o grupo.
·         Analisar o regimento da escola.
·         Estimular a turma a refletir sobre a própria postura.
·         Promover uma mudança de olhar em relação a indisciplina, estudando conceitos de desenvolvimento  moral e ético e adotando –os como conhecimento
·         Conhecer os princípios de um ambiente de cooperação.

Ações
·          Reunião com os pais e alunos da turma, para apresentar o projeto
·         Apreciação de vídeos que ressaltem os valores morais
·         Construção coletiva das regras de convivência em sala de aula;
·         Exploração de musicas que abordem a questão do respeito ao próximo
·         Aplicação de questionários com os alunos das turmas com elevados índices de indisciplinas
·         Dinâmicas de grupo
·         Intervenção pedagógica nas turmas com indisciplina feitas pela coordenação e Direção da escola.
·         Palestra sobre valores
·         Confecção de cartazes
·         Desenvolver momentos prazerosos de leitura
·         Recreação dirigida
·         Atividades que estimule o raciocínio ( cruzadinha, caça – palavras, bingos)
·         Ofícina de artes realizadas com a mãe de alunos
·         Realização de dinâmicas de grupo
·         Confecção de cartaz de incentivo ao bom comportamento.

RECURSOS

Pretende-se usar diversos tipos de recursos para auxiliar o desenvolvimento da aprendizagem, e contribuir para mudança de valores, tais como:
Recursos Humanos:
ü  Direção;
ü  Vice – Direção
ü  Coordenação
ü  Alunos
ü  Professores
ü  Agentes de portaria
ü  Porteiros
ü  Secretaria escolar
ü  Auxiliares de secretaria
ü  Pais  

Recursos didáticos:
ü  Lápis
ü  Borracha
ü  Caneta
ü  Lápis de cor
ü  Hidrocor
ü  Cola
ü  Tesoura
ü  Esponja de aço
ü  Vela
ü  Tinta acrilex
ü  Tinta guache
ü  Tinta nanquim
ü  Fantoches
ü  Papel oficio
ü  TV,
ü  Aparelho de DVD
ü  Aparelho de data show
ü  Aparelhos de Sons
ü  Giz colorido
ü  Pincel
ü  Cartolina
ü  EVA
ü  Cola colorida
ü  Régua
ü  Gravuras
ü  Sucata
ü  Revistas
ü  Livros
ü  CDs



Avaliação

O processo de avaliação deve ter como referência a concepção de ensino que norteia  a pratica pedagógica, pais é importante ter clareza sobre o que é ensinado para definir depois o que avaliar. No desenvolvimento deste projeto a mudança de valores, a aceitação dos limites, a sensibilização dos alunos em relação a sua atitude, deles em sala de aula é o ponto fundamental dentro da avaliação deste projeto. 

Referências
ANTUNES. C. Certos passos que são passos certos.In: professor bonzinho = aluno difícil: a questão da indisciplina em sala de aula 6ª Ed. Petrópolis, RJ.: Vozes, 2007, fasc. 10.p.54et seq.
BOYNTON,M; BOYNTON. C. Prevenção e resolução de problemas  disciplinares: guia para educadores . trad. Ana Paula pereira breda. Porto alegre: Artmed, 2008, p. 163.
CAMARGO,JS.pais e professores à beira de um ataque de nervos entre o limite e o poder. Arquivos de Apadec, 4, n 2, p, 61, jul/dez..2000.
PARRAT,D.S. indisciplina na escola. In. Como enfrentar a indisciplina na escola. São Paulo: contexto, 2008, p. 07 et.seq.


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